ONCOCARDIOLOGY: subsidies for personalized car

Summary: Contextualização do problema: O câncer e as doenças cardiovasculares configuram-se de forma isolada, como as principais causas de mortalidade em todo o mundo. Devido aos avanços na terapêutica oncológica, as doenças cardiovasculares nos pacientes com câncer são eventos cada vez mais frequentes. Assim, o progresso no tratamento oncológico resultou também na maior exposição dos pacientes a fatores de risco cardiovasculares, a exemplo de algumas classes de quimioterápicos que apresentam alto potencial de cardiotoxicidade. Salienta-se que o aparecimento de uma complicação cardiovascular pode determinar interrupção do tratamento quimioterápico e comprometer a cura ou o controle do câncer. Nesse sentido, a necessidade de uma assistência que vise à prevenção e o manejo dos clusters de sintomas oncológicos e complicações cardiovasculares, advindas do câncer e da terapêutica oncológica é crucial para qualificar o cuidado em Oncologia.
Objetivo: Avaliar o perfil e risco cardiovascular de pacientes com câncer submetidos à quimioterapia ambulatorial e identificar os fatores associados ao câncer e a terapêutica oncológica.
Metodologia: Estudo longitudinal prospectivo que será conduzido no Hospital Santa Rita de Cássia, Vitória/ES, entidade filantrópica e referência em tratamento de câncer no Espírito Santo. O projeto iniciará após a aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa do Centro de Ciências da Saúde. Serão incluídos os pacientes que atenderem aos seguintes critérios de elegibilidade: a) idade acima de 18 anos; b) diagnóstico anatomopatológico de neoplasia maligna em estadiamento I, II ou III; e c) pacientes (apenas casos novos) submetidos à quimioterapia ambulatorial. Os critérios de exclusão compreendem: a) pacientes com história prévia de tratamento para câncer (quimioterapia, cirurgia, radioterapia); b) pacientes submetidos à radioterapia concomitante; c) pacientes com qualquer comprometimento cognitivo que impeça a compreensão para responder os instrumentos de coleta de dados. Os instrumentos para coleta de dados incluem: 1) Ficha de Caracterização sociodemográfica e clínica a partir da ficha do tumor via Registro de Câncer Hospitalar e de dados do hemograma, além de avaliação antropométrica e avaliação nutricional; 2) Memorial Symptom Assessment Scale (MSAS) para identificar os clusters de sintomas oncológicos; e 3) O EQ-5D-3L para avaliar a qualidade de vida relacionada a saúde (QVRS); além de exames de eletrocardiogramas para avaliar o risco cardiovascular. Cada paciente doará duas amostras de sangue para dosagens dos biomarcadores (troponina I e proteína-C-reativa) (no baseline – isto é, uma amostra na 1ª QT e outra no final do estudo, isto é, na 6ª QT). Análise estatística descritiva, bivariada e multivariada serão conduzidas. Diferenças entre as variáveis serão consideradas estatisticamente significativas quando p < 0,05. Todas as análises estatísticas serão processadas no Programa Statistical Package for the Social Sciences - SPSS, versão 18.0 (SPSS, Inc., Chicago, IL, USA).

Starting date: 01/04/2022
Deadline (months): 144

Participants:

Rolesort descending Name
Coordinator * LUÍS CARLOS LOPES JÚNIOR
Researcher * ANDRESSA BOLSONI LOPES
Student Doctorate * JONATHAN GRASSI RODRIGUES
Student Master * WESLEY ROCHA GRIPA
Student Master * ROBERTO JÚNIO GOMES SILVA

Pages

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910