Área de Concentração e Linhas de Pesquisa

Área de Concentração: Nutrição, Alimentação e Saúde

A área de concentração Nutrição, Alimentação e Saúde estuda processos vinculados à qualidade e inovação em alimentos, à saúde e nutrição de indivíduos e populações e às alterações bioquímicas e fisiológicas resultantes de manipulações dietéticas sobre os sistemas orgânicos e suas implicações na saúde, por meio de modelos experimentais.

A partir da investigação e utilização de metodologias adequadas, serão desenvolvidos projetos que visam à melhoria das condições de nutrição e saúde e de avaliação de impacto de ações voltados para aprimoramento de práticas, programas e políticas de alimentação e nutrição. A essa área estarão vinculadas as três linhas de pesquisa.

Essa organização visa a integração e a multidisciplinaridade, possibilitando aos docentes e discentes interagirem com diferentes atividades técnicas e acadêmicas. Dessa forma, os estudantes vivenciarão, dentro de um programa abrangente de pesquisa, as diversas etapas de planejamento, elaboração e execução, com vistas ao aprimoramento técnico-científico. Além da formação qualificada de pesquisadores e/ou docentes, serão gerados novos conhecimentos e tecnologias no campo da nutrição e alimentação.

Linhas de Pesquisa:

ADAPTAÇÕES BIOQUÍMICAS E FISIOLÓGICAS EM MODELOS DE INTERVENÇÃO NUTRICIONAL: Tem como objetivo investigar as alterações bioquímicas e fisiológicas resultantes de manipulações dietéticas sobre os sistemas orgânicos e suas implicações na saúde, por meio de modelos experimentais.

ana.leopoldo [at] ufes.br

andre.leopoldo [at] ufes.br

fabianokenji [at] gmail.com

jgmill [at] npd.ufes.br

lucas.ferreira [at] ufes.br

miriam.rodrigues [at] ufes.br

rogergp [at] usp.br

DIAGNÓSTICO E INTERVENÇÃO EM NUTRIÇÃO E SAÚDE: Tem como objetivo o estudo dos problemas nutricionais e outros agravos de saúde associados, bem como os determinantes do processo saúde-doença e suas interfaces com os processos biológicos, socioeconômicos, culturais e ambientais. Investiga os determinantes da saúde e nutrição nos diferentes ciclos da vida e o impacto de intervenções em diferentes contextos.

carolperim [at] yahoo.com.br

elianefariaufes [at] gmail.com

fab.matoss [at] hotmail.com

jgmill [at] npd.ufes.br

lucianebresciani [at] yahoo.com.br

mdmolina [at] uol.com.br
maria.molina [at] ufes.br

miriam.rodrigues [at] ufes.br

QUALIDADE E INOVAÇÃO EM ALIMENTOS: Tem como objetivos o desenvolvimento de produtos e processos vinculados à qualidade e inovação em alimentos, a investigação e caracterização dos alimentos por meio de análises físico-químicas, sensoriais e microbiológicas.

ana.chiaradia [at] ufes.br

erika.alimentos [at] gmail.com

jackline.jose [at] ufes.br

jose.ascheri [at] embrapa.br

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.