Consumer knowledge, practices and perceptions about probiotic foods

Summary: Cada vez mais as pessoas se preocupam com a sua qualidade de vida, saúde e bem-estar, por isso estão praticando exercícios físicos e cuidando de sua alimentação. O uso de alimentos como forma de promoção do bem-estar e da saúde e, ao mesmo tempo, promover redução dos riscos de doenças tem incentivado
pesquisas relacionadas à componentes naturais bem como o desenvolvimento de novos ingredientes. Com isso, vem aumentando a procura por alimentos ditos funcionais, sendo conhecidos como aqueles que fornecem uma nutrição básica e satisfatoriamente, gerando benefícios à saúde através de mecanismos não previstos na nutrição convencional. Os alimentos com alegação de propriedades funcionais recebem essa
denominação pois possuem compostos bioativos capazes de desempenhar funções benéficas específicas no organismo, como a redução do risco de desenvolvimento de doenças. Os probióticos são microrganismos vivos que, quando administrados em quantidades adequadas como parte de suplemento, conferem efeitos benéficos ao hospedeiro por meio de sua microbiota intestinal. Dessa forma, pode-se dizer que os probióticos são produtos alimentares com bactérias vivas que são benéficas ao nosso organismo. Os probióticos apresentam função imunomoduladora, sendo essenciais ao desenvolvimento e maturação dos sistemas imunes entérico e sistêmico, aumentando a produção de anticorpos. Juntamente ao desenvolvimento de alimentos novos e funcionais, são necessários estudos para compreender o conhecimento, as práticas e as percepções de consumidores em relação a eles. Alguns autores sugerem que a percepção alimentar em adultos pode ser influenciada não apenas pelas características sensoriais do alimento, como também pelo conhecimento que eles têm sobre as consequências de seu consumo. Concomitantemente ao desenvolvimento de alimentos novos e funcionais, são necessários estudos para compreender as percepções de consumidores em relação a eles, especialmente em países onde estes aspectos ainda foram pouco explorados. Alguns autores sugerem que a percepção alimentar em adultos pode ser influenciada não apenas pelas características sensoriais do alimento, como também pelo conhecimento que eles têm sobre as consequências de seu consumo. Dessa forma, o conhecimento dos benefícios e riscos do consumo de determinado alimento, pode ser primordial para a sua aceitação. Considerando que é importante não apenas desenvolver novos produtos probióticos, mas também garantir que o consumidor compreenda os benefícios do seu consumo, junto à adoção de hábitos saudáveis. Verifica-se a necessidade da realização de pesquisas que avaliem a percepção dos consumidores em relação aos alimentos probióticos. Sendo assim, os consumidores poderiam atribuir maior preferência aos alimentos funcionais, em detrimento dos convencionais similares, e estarem dispostos a pagar um valor mais alto por eles.

Starting date: 02/08/2021
Deadline (months): 24

Participants:

Rolesort descending Name
Coordinator * JACKLINE FREITAS BRILHANTE DE SÃO JOSÉ
Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910