Defesa de dissertação – Luciana Bicalho Cevolani Pires
![](https://nutricaoesaude.ufes.br/sites/nutricaoesaude.ufes.br/files/styles/imagem_conteudo/public/field/image/logo_ppgns_site_16.png?itok=v56OixQF)
Título do trabalho:
Efeito da suplementação de Ômega-3 no estado nutricional de pacientes com câncer de pâncreas: Uma revisão sistemática de ensaios clínicos
Resumo:
O câncer de pâncreas é a sétima causa de morte por câncer no mundo. A maioria desses pacientes desenvolve desnutrição que pode evoluir para caquexia. E a suplementação de ômega-3 é usada além da terapia padrão. As evidências sobre a suplementação de ácidos graxos ômega-3 no estado nutricional em pacientes com câncer pancreático não foram resumidas por nenhuma revisão sistemática até o momento. Assim, o objetivo deste estudo foi sintetizar e avaliar as evidências sobre os efeitos da suplementação de ômega-3 sobre o estado nutricional de pacientes com câncer pancreático. Uma revisão sistemática de ensaios clínicos foi realizada com alta conformidade com as diretrizes de itens de relatório preferidos para revisões sistemáticas e meta-análises (PRIMA). MEDLINE/PubMed, EMBASE, CENTRAL Cochrane, Scopus e Web of Science, sem restrições quanto à data de publicação ou idioma foram pesquisados. A validade interna e o risco de viés de ensaios clínicos randomizados foram avaliados usando a ferramenta Cochrane Risk-Of-Bias revisada para ensaios randomizados (RoB 2), enquanto o risco de viés em estudos não randomizados de intervenções foi avaliado pelo ROBINS-I . Oito estudos preencheram todos os critérios de inclusão e foram analisados. Cinco estudos foram RCTs mais (n = 4) classificados como baixo risco geral de viés e os 3 RCT foram classificados como risco moderado de viés. Dentre os estudos que investigaram o desfecho aumento/manutenção do peso corporal, seis apresentaram resultados positivos. Em conclusão, as evidências apresentadas indicam que a suplementação de ômega-3 em pacientes com câncer de pâncreas é provavelmente segura, bem tolerada e benéfica, devido à estabilização ou aumento do peso corporal e apetite e redução de biomarcadores de inflamação. ID de registro PROSPERO: CRD42022332619.
Discente:
Luciana Bicalho Cevolani Pires
Orientador:
Luís Carlos Lopes Júnior
Luciane Bresciani Salaroli
Data da defesa:
16/06/2023.
Horário:
15h30.
Local:
Webconferência - meet.google.com/ncf-yuni-nho