Summary: O uso de plantas como recursos pelo homem ocorre desde tempos pré-históricos com diferentes finalidades como, por exemplo, para alimentação e para fins medicinais (Barreira et al., 2015). A sigla PANC significa Plantas Alimentícias Não Convencionais e inclui todas as plantas que poderíamos consumir no dia a dia, mas não temos o hábito de consumir. Este termo surgiu em 2008 pelo biólogo e Professor Valdely Ferreira Kinupp. Essas plantas apresentam potencial alimentício e se caracterizam por serem desenvolvidas, principalmente, por cultivo espontâneo, porém não são consumidas em larga escala. Esses alimentos são considerados não convencionais porque são consumidos geralmente por algumas pessoas em locais restritos áreas ou comunidades.
As PANCs são plantas com grande potencial nutritivo, porém de pouco conhecimento pela população em geral. Dentre as partes das PANCs que podem ser usadas na alimentação humana tem-se: flores, frutos, sementes, raízes, bulbos, brotos, tubérculos, tuberosas, goma, látex, resina, óleos que podem ser extraídos. Estas plantas apresentam características sensoriais que facilitam o preparo e consumo, podendo ser utilizadas em várias preparações (Kinupp e Lorenzi, 2014). Segundo Kinupp e Lorenzi (2014), as PANCs são espécies promissoras na área da tecnologia de alimentos para a elaboração de novos produtos, com possibilidade de contribuir para o atendimento de uma demanda de mercado por alimentos com alegação de propriedades funcionais. Deste modo, as PANCs apresentam potencial para diversificar e melhorar a qualidade alimentar.
Além do papel positivo relacionado ao uso das PANC como ingredientes inovadores para a elaboração de receitas, de cardápios e de produtos, estas plantas podem contribuir para a geração de renda para agricultores pois possibilita agregar valor à produção rural. Somado a este fato, destaca-se ainda o estímulo ao desenvolvimento sustentável.
Starting date: 10/03/2020
Deadline (months): 72
Participants:
Role | Name |
---|---|
Coordinator * | JACKLINE FREITAS BRILHANTE DE SÃO JOSÉ |