Summary: Este projeto tem como objetivo avaliar a compreensão da nova rotulagem nutricional entre adultos com e sem diagnóstico de Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), antes e após uma intervenção educativa em formato de vídeo. A nova rotulagem, implementada pela ANVISA em 2020, visa facilitar o entendimento das informações nutricionais por meio de símbolos visuais, como a lupa com o aviso ALTO EM. No entanto, sua eficácia entre públicos neurodivergentes, como pessoas com TDAH, ainda não é conhecida. Trata-se de um estudo experimental, com aplicação de questionários autoaplicáveis antes e após a intervenção educativa em participantes com idade entre 18 e 59 anos, residentes na Região Metropolitana da Grande Vitória (RMGV). A amostra será composta por dois grupos, com e sem diagnóstico médico de TDAH, estimando-se um total de 382 indivíduos por grupo. Serão analisadas variáveis como compreensão da rotulagem, dados sociodemográficos, estado nutricional, percepção da imagem corporal e nível de atividade física. Espera-se que o vídeo educativo contribua para melhorar a compreensão da rotulagem nutricional, especialmente entre indivíduos com TDAH, e que os resultados ofereçam subsídios para o desenvolvimento de estratégias de educação nutricional mais acessíveis, inclusivas e eficazes. Este estudo poderá impactar positivamente a formulação de políticas públicas de saúde voltadas a grupos com dificuldades cognitivas, favorecendo escolhas alimentares mais conscientes.
Starting date: 21/07/2025
Deadline (months): 48
Participants:
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Name |
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Coordinator * | FABÍOLA LACERDA PIRES SOARES |
Vice coordinator * | ÉRICA AGUIAR MORAES |