Defesa de dissertação – Kéllyda Cinnara da Silva Moura

Relação entre sobrepeso e obesidade de crianças e de seus responsáveis: um estudo na região metropolitana de Vitória/ES

Este trabalho investigou a correspondência entre o estado nutricional de crianças e de seus responsáveis em quatro municípios da Região Metropolitana de Vitória-ES, bem como os fatores associados ao sobrepeso e à obesidade nos responsáveis pelas crianças participantes. Trata-se de um estudo transversal com dados da linha de base de um estudo de intervenção. Foram incluídas no estudo famílias com crianças de 7 a 10 anos de idade cadastradas em 26 Unidades de Saúde da Família (USF) dos municípios de Cariacica, Serra, Vila Velha e Vitória. Realizou-se exames clínicos utilizando protocolos padronizados por equipe treinada e certificada. Entrevista presencial foi conduzida para obtenção de dados sociodemográficos, hábitos de vida e de saúde. O estado nutricional de crianças e responsáveis foi classificado por meio do Índice de Massa Corporal (IMC). O teste qui-quadrado foi utilizado para identificar as diferenças de proporções entre variáveis sociodemográficas, hábitos de vida e de saúde e o estado nutricional (crianças e responsáveis). O teste kappa (k) foi utilizado para verificar a concordância entre o estado nutricional de crianças e responsáveis. Foram estabelecidos modelos de regressão logística multinomial para identificação dos fatores associados ao sobrepeso e obesidade dos responsáveis. As análises foram conduzidas no software SPSS versão 21.0, adotando-se p<0,05. Foram avaliadas 455 crianças (52,3% meninas) e seus pais/responsáveis (93,6% mães). A maioria das crianças se deslocava ativamente para a escola e não apresentavam o hábito de levar merenda. Maior concordância foi encontrada na condição de obesidade (k=0,124, p<0,001), sendo que 56,5% das crianças classificadas como obesas tinham pais/responsáveis obesos. Responsáveis maiores de 30 anos e autopercepção da saúde regular/ruim/muito ruim apresentaram maior chance de sobrepeso/obesidade. O estado nutricional das crianças está relacionado ao de seus pais/responsáveis, especialmente quando apresentam obesidade. Maior faixa etária e pior autopercepção foram associados ao sobrepeso/obesidade nos pais ou responsáveis.

Kéllyda Cinnara da Silva Moura

Maria del Carmen Bisi Molina