Infraestrutura

Laboratórios de Pesquisa:

O PPGNS conta atualmente com diferentes laboratórios, os quais proporcionam condições para desenvolvimento dos projetos de pesquisa em andamento, assim como para a realização de aulas práticas em disciplinas do Curso de Mestrado em Nutrição e Saúde. Em 2019, o prédio de laboratórios e a Clínica Escola iniciaram funcionamento. Assim sendo, nossa infraestrutura de laboratórios foi ampliada, além de ter disponibilidade de consultórios para a pesquisa clínica. Segue abaixo lista com descrição sucinta dos laboratórios utilizados para desenvolvimento de pesquisas no PPGNS:

1) Laboratório de Pesquisa em Nutrição e Saúde de Populações (PENSA): Localizado no Centro de Ciências da Saúde. Disponibilidade de microcomputadores, impressoras, balanças eletrônicas, estadiômetros, pedômetros, aparelhos de pressão automáticos, e softwares livres e licenciados para realização de análises estatísticas, bem como espaço para atividades teóricas, orientação de alunos e realização de sessões científicas do grupo de pesquisa.

2) Centro de Investigação ELSA-ES: Localizado no Centro de Ciências da Saúde, anexo ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Fisiológicas. O Centro de Investigação ELSA-ES foi construído e equipado com recursos provenientes da Chamada Pública DECIT/MS/FINEP/CNPq 02/05, Convênio FINEP - processo 01060300.00. Disponibilidade de laboratórios clínico e bioquímico, salas de entrevistas e consultas, sala de aferições, dentre outros espaços para coleta de dados de consumo alimentar, antropométricos, bioquímicos, clínicos e imagens. Nesse espaço são realizadas todas as atividades do Estudo Longitudinal de Saúde do Adulto, bem como de outros estudos suplementares ao ELSA e as pesquisas clínicas com crianças desenvolvidas pelo grupo de Pesquisa Nutrição Saúde de Populações. Além disso, dispõe de auditório com capacidade para 120 pessoas, sala de desfechos, copa, área de convivência e 6 banheiros.

3) Laboratório de Técnica Dietética: Com 60 m², acesso à internet, atendendo a toda demanda dos projetos de pesquisa vinculada às atividades da Linha 1 - Qualidade e Inovação em Alimentos. Principais equipamentos: módulos de forno, fogão, chapa e banho-maria, microondas, freezer -25°C, moinho de faca, estufa com circulação e renovação de ar, termômetros de inserção, balanças semi-analíticas e analítica, sistema completo de coifas e exaustão e utensílios utilizados na elaboração de produtos.

4) Laboratório de Tecnologia de Alimentos: Localizado no prédio da Clínica Escola Interprofissional de Saúde com uma área de 39,87 m2. O laboratório tem cabines para realização de análise sensorial de alimentos, geladeira, freezer, ultrassom do tipo banho, balança analítica, balanças de precisão, fogão, fogareiros elétricos, liquidificadores, seladora, iogurteira, moedores de carne, formas para elaboração de queijos, micro-ondas, pHmetro, utensílios, vidrarias e bancadas. Além disso, estão sendo adquiridos, via verba proveniente de edital universal CNPq, uma estufa do tipo B.O.D. e um viscosímetro para o laboratório. Cabe ainda ressaltar que foram solicitados via pedido de compras UFES os seguintes equipamentos: despolpadeira, embutidora, balanças e outros.

5) Laboratório de Análise de Bebidas de Origem Vegetal: laboratório credenciado pelo MAPA, equipado para fazer todas as análises exigidas pela legislação vigente. Possui os seguintes equipamentos: HPLC com detectores de UV e índice de refração, cromatógrafo gasoso acoplado a detector de massa, absorção atômica, espectrofotômetro, dentre outros.

6) Laboratório de Avaliação Nutricional: Localizado no CCS com uma área aproximada de 60m2. O laboratório dispõe de: balanças pediátricas, eletrônicas e mecânicas; balanças de campo; balança com monitor de composição corporal; bioimpedância elétrica tetrapolar; trenas; plicômetro; antropômetro infantil e adulto; estetoscópio; esfigmomanômetro.

7) Laboratório de Análise de Alimentos : o laboratório dispõe de 66 m2 laboratório equipado com 2 estufas de incubação, 2 geladeiras, 1 autoclave, 1 banho maria, contador de colônias, espectrofotômetro, centrífuga, agitadores magnéticos, sohxlet, destilador de nitrogênio, destilador de água, mufla,  capela de exaustão, medidor de atividade de água, agitadores do tipo vortex, pHmetros, balanças analíticas, bancadas, pipetas graduadas e automáticas, e demais materiais necessários para a realização de análise de alimentos.

8) Laboratório de Fisiologia e Bioquímica Experimental: O Laboratório de Fisiologia e Bioquímica Experimental (LAFIBE), criado em 2011, está inserido no Núcleo de Pesquisa e Extensão em Ciências do Movimento Corporal (NUPEM) do Centro de Educação Física e Desportos/CEFD da UFES. O LAFIBE está vinculado às linhas de pesquisa "Fisiologia, Bioquímica e Exercício em Modelos Experimentais" do Programa de Pós-Graduação em Educação Física e "Adaptações Bioquímicas e Fisiológicas em Modelos de Intervenção Nutricional" do Programa de Pós-Graduação de Nutrição em Saúde. Apresenta como propósito investigar os aspectos funcionais, estruturais e moleculares envolvidos nas diferentes estratégias nutricionais, bem como promovidos pelo sedentarismo e diferentes estilos de vida. Os projetos do laboratório abrangem o entendimento dos mecanismos relacionados à etiologia, fisiopatologia e distribuição das doenças, bem como, o estabelecimento de estratégias de prevenção, atenuação e tratamento a partir da atividade física e do exercício físico associado às intervenções fármaco-nutricionais.Instalado em uma área de 70 m2, o laboratório é dotado de seis bancadas e uma mesa extensa utilizada como bancada, quatro aparelhos de ar-condicionado, três estabilizadores de energia e um nobreak, seis armários e 12 banquetas, as quais são utilizadas para as técnicas de cardiomiócito isolado, músculo papilar isolado, reatividade vascular, biologia molecular (Western blot), ELISA e avaliação da adiposidade corporal e densidade óssea, bem como para a realização de ensaios bioquímicos. Possui também 2 salas de passagem para experimentação animal, sendo uma destinada a diferentes protocolos de treinamento físico e a outra à passagem de animais; ambas se encontram de acordo com as normas de biossegurança e experimentação animal. Atualmente este laboratório funciona com o suporte de um técnico de laboratório e um bolsista de apoio técnico/FAPES.  Foram adquiridos em 2019 os seguintes equipamentos: Ultrassom portátil para escaneamento corporal, marca BodyMetrix, modelo BX2000 PRO; analisador de composição corporal modelo InBody270 por bioimpedanciometria multifrequencial segmentada para avaliação da composição corporal em humanos e animais; e Sistema Completo de Avaliação do Consumo de O2 e Produção de CO2 para Ratos para avaliação do consumo máximo de O2 e CO2 e quociente respiratório, ambos para analisar o nível de atividade física.

9) Laboratório de Força e Condicionamento (LAFEC): Destinado a estudos envolvem a avaliação do desempenho esportivo em resposta a estratégias nutricionais e de suplementação. Para tanto, conta com equipamentos como: dinamômetro isocinético, plataforma de força, cicloergômetro para membros inferiores, cicloergômetro para membros superiores, plataforma de contato para avaliação de salto, dinamômetro portátil multifuncional (PowerDin) e sistema de fotocélulas. Além disso, no Laboratório de Fisiologia e Bioquímica Experimental análises bioquímicas a partir de amostras de sangue podem ser realizadas.

Além dos laboratórios coordenados pelos docentes do PPGNS, a UFES dispõe de Laboratórios Multiusuários (http://www.ccs.ufes.br/laboratorios-multiusuarios).

Laboratório Multiusuário de Histotécnicas (LHT). Vinculado ao Departamento de Morfologia do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Espírito Santo e tem como proposta proporcionar condições de desenvolvimento de pesquisas multidisciplinares na área de Histopatologia, induzindo o aumento dos índices de produção científica e inovação tecnológica, bem como formação de recursos humanos. Equipamentos: Micrótomo rotativo Leica RM2125 RTS, Microscópio óptico trinocular Leica DM500 com sistema de fotodocumentação ICC50 HD, Processador de tecidos automatizado Lupetec PT05, Capela para exaustão de gases Lucadema. Mais informações estão disponíveis no link http://laboratoriodehistotecnicas.ufes.br.

Laboratório Multiusuário de Análises Biomoleculares (LABIOM): tem como missão viabilizar soluções de Bioquímica e Biofísica para projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação em um ambiente colaborativo. Seus objetivos são: contribuir para o avanço na fronteira do conhecimento, incorporar novas tecnologias em Bioquímica e Biofísica, viabilizar soluções eficientes para demandas da UFES e dos seus parceiros e disponibilizar acesso democrático à infraestrutura de pesquisa. Equipamentos: Sistema de Detecção por PCR em Tempo Real CFX96 Touch®, Calorímetro Diferencial de Varredura MicroCal VP-DSC® Malvern, Coluna Analítica Hypersil GOLD® C4 Thermo Scientific, Coluna Analítica Shim-pack CLC-ODS(M)® C18 Shimadzu, Coluna Analítica ZORBAX Eclipse XDB® C18 Agilent, Cromatógrafo Líquido de Alto Desempenho Prominence® UFLC Shimadzu, Espectrofotômetro Evolution® 300 Thermo Scientific, Espectrofotômetro NanoDrop® 2000 Thermo Scientific, Sistema Termostatizado por Peltier para Espectrofotômetro Evolution® 300, Leitor de Microplacas - Multidetecção Híbrido Synergy™ H1, Banho Ultrassônico Elmasonic® E 30H Elma, Evaporador Centrífugo CentriVap® LABCONCO, Liofilizador L101 da Liotop, Sistema de Ultrapurificação de água EASYpure II® Thermo Scientific. Mais informações estão disponíveis no link http://labiom.ufes.br.

Laboratório De Histologia Molecular e Imunohistoquímica (LHMI): diretamente vinculado ao CCS da UFES e visando acompanhar esses avanços tecnológicos a UFES através dos Laboratórios Multiusuários e especialmente o LHMI oferece um conjunto de equipamentos para histologia e imunohistoquímica destinados à realização de experimentação científica, que através do sistema de facilidades permite o acesso livre aos interessados no uso desses equipamentos, apoiando atividades de pesquisa da pós-graduação, iniciação científica, ensino e extensão universitária ou atendendo à comunidade externa, dessa forma garantindo o acesso a todos os pesquisadores interessados segundo normas do seu regimento interno.  O LHMI encontra-se em área própria de 40m2 (quarenta metros quadrados). Equipamentos: 02 (dois) Criostato Leica CM1850; 01 (um) Microscópio Leica 2500 para microscopia de transmissão e fluorescência; 01 (uma) Câmera Leica DFC 310 FX com software para captura de imagem; 01 (uma) Plataforma de congelamento para micrótomo; 01 (uma) Bomba peristáltica Harvard/Instech para a perfusão de órgãos; 01 (um) Equipamento de produção de água tipo I - osmose reversa; 01 (um) Refrigerador 150L;  01 (um) Agitador orbital; 01 (um) Agitador circular; 01 (uma)capela;  02 (dois) splitters e armários modulados e bancadas. Para mais informações acessar o link http://www.ccs.ufes.br/laborat%C3%B3rio-de-histologia-molecular-e-imunohistoqu%C3%ADmica-%E2%80%93-lhmi.

Laboratório de Ultraestrutura Celular Carlos Alberto Redins (LUCCAR):  destina-se a estudos sobre biologia estrutural, terapia gênica e celular, nanotecnologia, além de contribuir para a formação científica de futuros profissionais. Equipamentos: Microscópio Eletrônico de Varredura (modelo JSM-6610LV); Microscópio Eletrônico de Transmissão (modelo JEM-1400 (120KV)); Sistema para aquisição de imagens via microscopia e software; Metalizador para material biológico, não biológico, etc.; Secador de ponto crítico; Microtomia.Para mais informações acesse o link http://www.luccar.ufes.br.

Na Clínica Escola Interprofissional de Saúde do CCS/UFES estão localizados dois novos laboratórios direcionados a análise de alimentos e tecnologia de alimentos que foram descritos anteriormente. Estes espaços permitem a condução mais adequada das pesquisas desenvolvidas por docentes e discentes da linha de pesquisa de Qualidade e Inovação em Alimentos.

Além da estrutura laboratorial disponível, há consultórios destinados a atendimento da sociedade e atualmente são desenvolvidos projetos de pesquisa e extensão. Neste espaço, o Prof. Fabiano Kenji Haraguchi conduz atividades relacionadas ao projeto de pesquisa ‘Ângulo de fase, lipoperoxidação e índice de prognóstico nutricional e inflamatório em indivíduos submetidos à gastroplastia redutora com derivação em y de roux e gastrectomia vertical’. Este projeto contempla assistência nutricional a pacientes do Espírito Santo após 24 meses de serem submetidos a cirurgia bariátrica pelo SUS.

O Prof. José Luiz Marques Rocha iniciou a organização do projeto ‘Transnutrir: atendimento nutricional de transexuais e travestis’ para realizar atendimentos na Clínica Escola.

Salas Multiusuários da Clínica Escola:

Laboratório I - Clínica Escola: o laboratório possui estrutura adequada para a realização de reuniões, atividades de discussão, tutoria e trabalhos em grupo, além de atividades educativas junto a grupos populacionais. Pode ser utilizado em estudos de investigação e intervenção. O local fornece oportunidade de potencializar as atividades de impacto social junto à comunidade.

Laboratório II – o laboratório possui estrutura adequada para a realização de reuniões, atividades de discussão, tutoria e trabalhos em grupo. Pode ser utilizado em estudos de investigação e intervenção. O local fornece oportunidade para execução de projetos de pesquisa que envolvem atendimentos à comunidade.

Laboratório III – Espaço destinado a condução de atividades relacionadas a pesquisas epidemiológicas.

 

Laboratório de Grupos de Pesquisa

Laboratório do Grupo de pesquisa em Epidemiologia, Saúde e Nutrição (GEMNUT): A Profa.  Luciane Bresciani Salaroli possui laboratório de estudos epidemiológicos vinculado ao seu grupo de pesquisa que desenvolve estudos populacionais de campo está equipado com: 04 dinamômetros  hand grip, 04 aparelhos de Pressão e braçadeiras para adultos e obesos,  04 adipômetros, 05 estadiômetros portáteis, 01 mini espirômetro, balanças eletrônicas, aparelhos para medir glicemia capilar, 05 notebooks para pesquisa de campo, softwares estatísticos licenciados, 02 computadores de mesa e 02 impressoras.

 

Hospital Universitário

Outra estrutura que faz parte do campo de desenvolvimento de pesquisas do PPGNS é O Hospital Universitário Antônio Cassiano de Moraes (Hucam), da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Trata-se de é uma instituição da área de saúde que desenvolve atividades de ensino, pesquisa e assistência. O Hucam é um núcleo que permite difundir o conhecimento e as boas práticas em saúde, unindo pesquisa, ensino de graduação, pós-graduação, programas de residências, cursos e eventos. Prof. Fabiano, Prof. Valdete, Prof. Rogério e Prof. Luciane desenvolvem atividades de pesquisa no âmbito do Hucam.

Cabe ressaltar ainda que a UFES dispõe de Biotério (estrutura nova) que está localizado no Centro de Ciências da Saúde da instituição.

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910