Informações e formulários

Licença médica para discentes

A licença do discente segurá os procedimentos descritos no Regulamento para concessão de licença médica.

A licença maternidade seguirá procedimento próprio, devendo ser entregue ao programa um laudo gestacional, concedendo à gestante trancamento de matrícula e prorrogação no prazo de defesa por 120 dias. Após este período, caso seja necessário prorrogar a licença, serão utilizados os procedimentos de concessão de licença médica.
 


Aproveitamento de Créditos

As disciplinas cursadas em outros Programas de Pós-Graduação da Ufes não precisam de solicitação de aproveitamento, constarão diretamente no histórico do discente.

O discente poderá aproveitar créditos referentes a disciplinas cursadas em PPG de outras instituições (art. 30 do Regimento Interno do PPGNS) através de requerimento em formulário próprio, acompanhado dos anexos que atestem frequência, aproveitamento e programa da disciplina cursada, assim como histórico parcial para conferência do limite de créditos aproveitados. O pedido será analisado pelo Colegiado do PPGNS e, caso aprovado, lançado pela secretaria no histórico do aluno.

O aluno também poderá aproveitar créditos referentes a atividades acadêmicas como publicação ou apresentação de trabalhos em eventos científicos, publicação de artigo científico, publicação de capítulo de livro, organização e participação em cursos ou seminários na área de nutrição. O requerimento e os documentos comprobatórios deverão ser entregues na secretaria do programa para apreciação em reunião do colegiado.

 


Acompanhamento semestral

Os discentes deverão apresentar, ao final de cada semestre um formulário de atividades realizadas devidamente preenchido e assinado pelo aluno e seu orientador. Este documento é requisito para efetuar rematrícula para o semestre subsequente.
 


Trabalhos Acadêmicos

As dissertações do PPGNS obedecerão ao formato descrito no Anexo da Resolução Interna 002.

Manual de normalização e apresentação de trabalhos científicos da UFES

Manual de normalização de referências da UFES
 


Estágio em Docência

O estágio em docência é regulamentado no âmbito do PPGNS através da Resolução Interna 006 - Regulamentação do estágio em docência.

Ao final da disciplina deverá ser preenchido e assinado o Formulário de avaliação de estágio em docência e entregue na secretaria do PPGNS para registro.
 


Qualificação

O orientador deverá solicitar a aprovação da banca de qualificação ao colegiado com no mínimo 30 dias de antecedência.

O aluno deverá ter cumprido as disciplinas exigidas no regimento interno.

Não é necessário o agendamento junto à secretaria, salvo no caso de utilização de sala de aula para a realização da defesa.
 


Defesa de dissertação

O orientador deverá solicitar a aprovação da banca de defesa ao colegiado com no mínimo 30 dias de antecedência.

Após a aprovação da banca o aluno deverá agendar a defesa no site com pelo menos 15 dias de antecedência.

O pedido de prorrogação do prazo para defesa deverá ser feito com trinta dias de antecedência e encaminhado à secretaria do programa para apreciação pelo Colegiado.
 


Trabalho de conclusão e solicitação de diploma

A dissertação impressa deverá ser entregue à secretaria do PPGNS de acordo com o estipulado no Regimento Interno do PPGNS (acesse aqui modelo).

A dissertação final deverá conter uma folha de aprovação, devendo ser entregue devidamente assinada tanto na versão impressa quanto no arquivo digitalizado a ser enviado ao repositório institucional.

O aluno deverá solicitar o diploma à secretaria do programa, conforme as orientações para solicitação de diploma.

Após solicitado o diploma, o aluno poderá acompanhar seu andamento através do sistema de protocolo da Ufes.

Após determinada a expedição do diploma, é possível acompanhar a publicação mensal da PRPPG que divulga os diplomas prontos e disponíveis para retirada.
 


Aluno especial

Alunos de outros programas de pós-graduação da Ufes poderão se matricular em disciplinas optativas do PPGNS obedecendo aos prazos estabelecidos semestralmente mediante apresentação de folha de matrícula do semestre (disponibilizada no quadro de ofertas semestral) com assinatura do professor responsável pela disciplina a ser cursada.

Alunos externos também poderão cursar disciplinas conforme previsão do Regimento Interno, devendo apresentar ficha de cadastro de aluno especial externo e folha de matrícula do semestre com assinatura do professor responsável pela disciplina a ser cursada.
 

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910