Efetividade da testagem em massa para o controle da COVID-19: uma revisão sistemática

Resumo: Introdução: Após a OMS declarar a COVID-19 como pandemia em 11 de março de 2020, a propagação do SARS-CoV-2 tem sido o foco da atenção de cientistas, governantes e populações. Uma das principais preocupações é sobre os impactos que essa pandemia terá nos sistemas de saúde. A Organização Mundial da Saúde tem frisado, que a testagem de todos os casos suspeitos é fundamental para que se possa controlar a epidemia. No entanto, ainda existe o acesso inadequado a testes de diagnóstico apropriados globalmente e a confusão entre os profissionais de saúde e o público sobre a priorização de testes e interpretação dos resultados. Postula-se que a ampla disponibilidade de testes para anticorpos seria um importante avanço no controle da COVID-19, mas, ainda não existe revisão sistemática e meta-análises para confirmar isso, e esse é o maior desafio atualmente enfrentado por muitos países, incluindo o Brasil.
Objetivo: Sintetizar e avaliar criticamente as evidências científicas disponíveis sobre a efetividade da capacidade de testagem dos indivíduos sintomáticos para o controle da COVID-19.
Métodos e Análises: Uma revisão sistemática será realizada em oito bases de dados eletrônicas: MEDLINE, ISI of Knowledge, CENTRAL, EMBASE, SCOPUS, LILACS, PsycINFO and CNKI, sem restrições quanto à data ou idiomas da publicação. Os desfechos primários incluirão melhor notificação, controle e monitoramento real dos casos de COVID-19 no Brasil e serão analisados de acordo com o sexo e a população (crianças, adolescents, adultos jovens, adultos e idosos). A seleção dos estudos seguirá o checklist da Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses-PRISMA. A avaliação metodológica dos estudos será avaliada pela ferramenta do Risco de Viés da Cochrane para ensaios clínicos randomizados (ECR), além da Methodological Index for Non-Randomized Studies (MINORS) para avaliar o risco de viés em estudos não randomizados. Será apresentada uma síntese dos achados dos estudos incluídos, estruturada em torno do tipo da intervenção, características da população-alvo, com foco no desfecho primário e no acompanhamento da intervenção. Além disso, se houver dados suficientes disponíveis, será realizada uma meta-análise. Os tamanhos de efeito serão transformados em uma métrica comum, a fim de torná-los comparáveis entre os estudos - a diferença padronizada de médias corrigida pelo viés (g de Hedges) - classificada como positiva quando a favor da intervenção e negativa quando a favor do grupo controle. A heterogeneidade será avaliada por meio do teste do I2. Finalmente, avaliaremos o viés de publicação se forem identificados estudos suficientes por desfecho.
Aspectos Éticos e Disseminação: Por se tratar de uma revisão sistemática, não haverá recrutamento de participantes, assim, o envolvimento no recrutamento e disseminação de descobertas para os participantes não é aplicável e a tramitação no Comitê de Ética em Pesquisa não será necessária. Ressalta-se, que os resultados desta revisão sistemática serão divulgados por meio de publicação revisada por pares, bem como em diferentes mídias, como simpósios, anais de conferências, congressos. Em adição, sempre que solicitado, será enviado os resultados parciais ao Ministério da Saúde e ao CNPq.
Relevância para o Sistema Único de Saúde: Espera-se contribuir e fornecer subsídios para nortear o Ministério da Saúde na implementação de políticas públicas de saúde a fim de assegurar uma melhor Vigilância em Saúde no SUS, desde a notificação, controle e monitoramento real dos casos de COVID-19 e, consequentemente, ampliar a capacidade da resposta do SUS frente à pandemia.

Data de início: 28/04/2020
Prazo (meses): 36

Participantes:

Papelordem decrescente Nome
Aluno Doutorado LARISSA SOARES DELLANTONIO
Aluno Doutorado JONATHAN GRASSI RODRIGUES
Aluno Doutorado JULIANA RODRIGUES TOVAR GARBIN
Coordenador LUÍS CARLOS LOPES JÚNIOR
Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910