ONCOCARDIOLOGIA: subsídios para o cuidado personalizado

Resumo: Contextualização do problema: O câncer e as doenças cardiovasculares configuram-se de forma isolada, como as principais causas de mortalidade em todo o mundo. Devido aos avanços na terapêutica oncológica, as doenças cardiovasculares nos pacientes com câncer são eventos cada vez mais frequentes. Assim, o progresso no tratamento oncológico resultou também na maior exposição dos pacientes a fatores de risco cardiovasculares, a exemplo de algumas classes de quimioterápicos que apresentam alto potencial de cardiotoxicidade. Salienta-se que o aparecimento de uma complicação cardiovascular pode determinar interrupção do tratamento quimioterápico e comprometer a cura ou o controle do câncer. Nesse sentido, a necessidade de uma assistência que vise à prevenção e o manejo dos clusters de sintomas oncológicos e complicações cardiovasculares, advindas do câncer e da terapêutica oncológica é crucial para qualificar o cuidado em Oncologia.
Objetivo: Avaliar o perfil e risco cardiovascular de pacientes com câncer submetidos à quimioterapia ambulatorial e identificar os fatores associados ao câncer e a terapêutica oncológica.
Metodologia: Estudo longitudinal prospectivo que será conduzido no Hospital Santa Rita de Cássia, Vitória/ES, entidade filantrópica e referência em tratamento de câncer no Espírito Santo. O projeto iniciará após a aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa do Centro de Ciências da Saúde. Serão incluídos os pacientes que atenderem aos seguintes critérios de elegibilidade: a) idade acima de 18 anos; b) diagnóstico anatomopatológico de neoplasia maligna em estadiamento I, II ou III; e c) pacientes (apenas casos novos) submetidos à quimioterapia ambulatorial. Os critérios de exclusão compreendem: a) pacientes com história prévia de tratamento para câncer (quimioterapia, cirurgia, radioterapia); b) pacientes submetidos à radioterapia concomitante; c) pacientes com qualquer comprometimento cognitivo que impeça a compreensão para responder os instrumentos de coleta de dados. Os instrumentos para coleta de dados incluem: 1) Ficha de Caracterização sociodemográfica e clínica a partir da ficha do tumor via Registro de Câncer Hospitalar e de dados do hemograma, além de avaliação antropométrica e avaliação nutricional; 2) Memorial Symptom Assessment Scale (MSAS) para identificar os clusters de sintomas oncológicos; e 3) O EQ-5D-3L para avaliar a qualidade de vida relacionada a saúde (QVRS); além de exames de eletrocardiogramas para avaliar o risco cardiovascular. Cada paciente doará duas amostras de sangue para dosagens dos biomarcadores (troponina I e proteína-C-reativa) (no baseline – isto é, uma amostra na 1ª QT e outra no final do estudo, isto é, na 6ª QT). Análise estatística descritiva, bivariada e multivariada serão conduzidas. Diferenças entre as variáveis serão consideradas estatisticamente significativas quando p < 0,05. Todas as análises estatísticas serão processadas no Programa Statistical Package for the Social Sciences - SPSS, versão 18.0 (SPSS, Inc., Chicago, IL, USA).

Data de início: 01/04/2022
Prazo (meses): 144

Participantes:

Papelordem decrescente Nome
Aluno Doutorado JONATHAN GRASSI RODRIGUES
Aluno Mestrado ROBERTO JÚNIO GOMES SILVA
Aluno Mestrado JULIA ANHOQUE CAVALCANTI MARCARINI
Aluno Mestrado WESLEY ROCHA GRIPA
Coordenador LUÍS CARLOS LOPES JÚNIOR

Páginas

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910