Conhecimentos, práticas e percepção dos consumidores sobre embalagens de alimentos
Resumo: As embalagens de alimentos têm intuito de estimular o desejo de compra e comunicar com o consumidor. Dessa forma, é indiscutível a importância das embalagens na vida moderna para viabilização dos produtos à população. Entretanto, a rotina atual de consumo juntamente com as novas tecnologias tem proporcionado aumento na produção de resíduos. Os materiais que compõem as embalagens podem permanecer por muito tempo no ambiente (LANDIM et al., 2015). Sendo assim, no processo de desenvolvimento de um sistema produto-embalagem é necessário analisar as diversas etapas do impacto ambiental e econômico que são intrínsecos às embalagens e em seu ciclo de vida (KARASKI et al., 2016). À medida que a quantidade de embalagem consumida aumenta, as empresas são pressionadas a assumir responsabilidade por todo o ciclo de vida dos produtos. Assim, cresce o interesse em embalagens ecologicamente corretas e a busca pelo uso de materiais recicláveis como constituintes de embalagens (KLAIMAN et al., 2016). Dessa forma, como estratégia para conquistar os consumidores, as indústrias de embalagens têm buscado a produção de embalagens e processos mais sustentáveis (LANDIM et al., 2015).Nesse processo de busca por menor geração de impacto ambiental, cabe ressaltar que os consumidores também têm papel essencial quanto à exigência de embalagens sustentáveis, pois são eles que decidem quais produtos irão comprar e consumir (ECYCLE, 2018). Segundo Gonçalves (2016), o uso das embalagens ecologicamente corretas deve atender além das obrigações da lei, as exigências e demandas do consumidor com custo favorável. Os consumidores têm preocupação com questões ambientais, no entanto há uma contradição em relação ao pensar de maneira ecologicamente responsável e agir no dia-a-dia dos mesmos. Revelando que ainda faltam esclarecimentos quanto ao consumo dos produtos e/ou descarte (NASCIMENTO et al., 2014). Muitos consumidores não conseguem entender a conexão entre o impacto ambiental causado pela sua decisão de compra se não houver nenhuma informação na embalagem (ROKKA e UUSITALO, 2008).Dessa forma, torna-se importante avaliar o conhecimento, práticas e percepção dos consumidores quanto aos materiais utilizados em embalagens de alimentos.
Data de início: 14/12/2018
Prazo (meses): 12
Participantes:
Papel | Nome |
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Coordenador | JACKLINE FREITAS BRILHANTE DE SÃO JOSÉ |