Defesa de dissertação – Julia Altoé Andrade

Indicativos de transtornos alimentares em adolescentes brasileiros abusados sexualmente

Introdução: os transtornos alimentares fazem parte de uma grande variedade de doenças psiquiátricas e acomete principalmente as crianças e os adolescentes, se caracterizando pela presença de comportamentos alimentares anormais. Esses transtornos possuem origem multifatorial, podendo ser associados a dietas restritivas, sentimentos negativos, relações familiares prejudiciais, estresse pós-traumático derivado de traumas significantes durante a vida dos indivíduos, dentre outros. O histórico de violência sexual, que também possui bastante influência para o desenvolvimento desses transtornos, é uma realidade bastante frequente em todo o mundo, principalmente entre os adolescentes. Dessa forma, o estudo busca contribuir para a melhora da compreensão do tema abordado, analisando os fatores associados entre os transtornos alimentares e os relatos de abusos sexuais, uma vez que a literatura acerca dessa temática ainda é escassa. Objetivo: avaliar a associação entre os indicativos dos transtornos alimentares e o contexto familiar e escolar em adolescentes brasileiros que já sofreram algum abuso sexual. Métodos: utilizou-se os dados da 3° edição da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar, que aplicou questionários autorreferidos em alunos dos nonos anos em todo o Brasil afim de avaliar o estado de saúde e a presença de comportamentos de risco nessa população por meio da associação de aspectos socioeconômicos e hábitos de vida. Assim, o presente estudo utiliza apenas os dados dos adolescentes que relataram ter sofrido abuso sexual, relacionando-os com a presença de algum dos transtornos alimentares existentes. Resultados: há relação positiva entre nível socioeconômico, métodos purgativos e compensatórios, e presença de violências no dia a dia dos adolescentes com o desenvolvimento de transtornos alimentares nessa população. O envolvimento afetivo dos pais/responsáveis é um importante fator de proteção, tanto para as práticas violentas quanto para a saúde mental e transtornos. Conclusão: adolescentes que sofrem com diferentes tipos de abusos tendem a serem mais insatisfeitos com o seu corpo, fato que colabora para o desenvolvimento dos transtornos alimentares.

Julia Altoé Andrade

Luiz Carlos de Abreu