Defesa de dissertação – Laís Lago Marinho

Logo do PPGNS

Consumo de bebidas alcoólicas e incidência de obesidade abdominal em participantes do ELSA - Brasil

A associação entre consumo de bebidas alcoólicas e obesidade tem grande relevância para saúde pública, considerando a alta prevalência da obesidade em todas as fases da vida, com grande repercussão no sistema de saúde e no desenvolvimento de doenças crônicas. O objetivo do presente estudo foi avaliar a associação entre o consumo de bebidas alcoólicas e obesidade abdominal em participantes da coorte ELSA-Brasil, após nove anos de seguimento. Trata-se de um estudo longitudinal, quantitativo e analítico, desenvolvido a partir de dados da linha de base  (2008 a 2010) e da terceira onda (2017 a 2019) do ELSA-Brasil. Na linha de base foram arrolados 15.105 adultos, funcionários públicos, de ambos os sexos, na faixa etária de 35 a 74 anos, trabalhadores ativos e aposentados voluntários, de cinco Instituições Federais de Ensino Superior e uma Instituição de pesquisa. Dos 15.105 participantes, foram excluídos os que foram submetidos à cirurgia bariátrica, com consumo de álcool e calorias implausíveis e os casos prevalentes de obesidade abdominal na linha de base, para análise da incidência. Foram excluídos, também, participantes com dados faltantes para essas mesmas variáveis. A amostra final foi composta por 3.591 participantes. Foram analisadas variáveis antropométricas, sociodemográficas, de estilo de vida, e consumo de bebidas alcoólicas. Foram utilizados para diagnóstico de obesidade, os pontos de corte do perímetro abdominal preconizados pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Teste de Kolmogorov-Smirnov foi utilizado para avaliar a normalidade das variáveis. As variáveis contínuas foram apresentadas como médias e desvios-padrão, e as variáveis categóricas em percentual e as comparações foram realizadas utilizando o teste t e o teste de qui-quadrado. Foram testados modelos de Poisson, ajustados por idade, raça/cor, diferença da renda per capta, calorias consumidas e atividade física. Do total dos participantes, mais de 70% relataram fazer uso de algum tipo de bebida alcoólica. Em nove anos, foi observado aumento do perímetro abdominal (homens: 4,96 ± 5,40 cm; mulheres: 6,63 ± 6,36 cm, p < 0,001) e do consumo de álcool (homens: 0,65 ± 9,4 g/dia; mulheres: 0,59 ± 5,29 g/dia, p < 0,05). Foram identificados 1.588 (44,2%) novos casos de obesidade abdominal (homens: 36,4%, mulheres: 54,2%). Maior consumo de bebidas alcoólicas elevou o risco de obesidade abdominal apenas em homens (1,15, IC95% 1,01 - 1,31, p < 0,001). É relevante a adoção de políticas públicas de controle da comercialização de bebidas alcoólicas, bem como o fortalecimento de políticas e programas de prevenção à obesidade, pois esses dois fatores são de grande relevância para saúde pública.

Laís Lago Marinho

Maria del Carmen Bisi Molina