Defesa de dissertação – Patricia Helena Teixeira Gomes

Logo PPGNS

A redução do índice aterogênico do plasma de pacientes submetidos a cirurgia bariátrica está associada a redução de parâmetros antropométricos

Introdução: O índice aterogênico plasmático (IAP) é um marcador usado para avaliar o risco de doenças cardiovasculares (DCV), e valores elevados pode indicar também risco para obesidade. A cirurgia bariátrica (CB) é uma alternativa para tratamento da obesidade grave, e além de induzir a perda de peso consistente e duradoura, também pode contribuir para diminuição dos fatores de risco para DCV. A relação do IAP e parâmetros antropométricos em indivíduos submetidos a CB ainda é pouco conhecida. O objetivo do estudo foi avaliar o IAP durante o acompanhamento de indivíduos submetidos à CB e sua relação com parâmetros antropométricos. Métodos: O estudo foi realizado com pacientes do Programa de Cirurgia Bariátrica e Metabólica do Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes, que foram avaliados em quatro momentos: antes da cirurgia (T0), no segundo (T1), sexto (T2) e doze meses (T3) após a cirurgia. Foram avaliados parâmetros antropométricos (índice de massa corporal, circunferência da cintura, massa gorda e massa magra), parâmetros bioquímicos (perfil lipídico, glicose e proteína C reativa) e o IAP, calculado pela fórmula [= log (concentração sérica de triglicerídeos / Colesterol HDL)]. Os dados foram analisados por ANOVA de medidas repetidas ou teste de Friedman de acordo com a distribuição dos dados. Nível de significância adotado de 5%. Resultados: Cinquenta e oito indivíduos concordaram em participar do estudo, porém apenas 26 participantes (21 mulheres e 5 homens) realizaram todas as 4 avaliações previstas. Foi observada redução significativa em todos os parâmetros antropométricos e do IAP em ambos os sexos (p<0,05). Foi constatada correlação significativa do IAP com todos os parâmetros antropométricos tanto em homens como em mulheres, independente dos momentos (p<0,05). A análise de regressão linear múltipla ajustado por idade e sexo entre o IAP e parâmetros antropométricos nos diferentes momentos do estudo, mostrou associação significativa do IAP com todos os parâmetros antropométricos (p<0,05) no T2, com exceção da MM. Conclusão: Durante o período de 1 ano de acompanhamento de indivíduos submetidos a CB, houve redução do IAP, sugerindo uma redução do risco cardiovascular. Além da redução concomitante dos parâmetros antropométricos e bioquímicos do perfil lipídico, o IMC, a CC e a MG influenciaram o índice no 6º mês após a CB.

Fabiano Kenji Haraguchi

24/09/2021.