Defesa de dissertação – Priscila Endlich Lozer

Avaliação da qualidade e rotulagem de hortaliças em conservas produzidas por agroindústrias familiares rurais

A elaboração de conservas pelas agroindústrias é uma alternativa para evitar o desperdício e aumentar o período de conservação das hortaliças pós-colheita. Esses produtos devem ser fabricados e rotulados conforme a legislação, para não representarem riscos à saúde da população. Objetivou-se avaliar a qualidade microbiológica e físico-química e verificar a conformidade da rotulagem das hortaliças em conservas produzidas pelas agroindústrias familiares rurais da Região Serrana do Espírito Santo, Brasil. Trata-se de um estudo descritivo, observacional e transversal realizado a partir de dados secundários, das hortaliças em conservas coletadas no período entre junho e setembro de 2022 pelo Programa Estadual de Monitoramento de Alimentos do Espírito Santo, Brasil. Foram extraídos dados das análises microbiológicas (Salmonella sp., Enterobacteriaceae e Bolores e Leveduras), físicoquímicas (pH, acidez titulável e cloretos em cloreto de sódio) e de rotulagem dos laudos de análise, informações dos termos de coletas de amostras e fotos dos rótulos. Os dados das análises microbiológicas e físico-químicas foram analisados por meio de estatística descritiva e os resultados foram expressos em frequências absoluta e relativa e média ± desvio padrão. Os dados de rotulagem foram organizados em uma lista de verificação baseada na legislação, composta com 108 itens divididos em 8 blocos, e analisados por meio de estatística descritiva e os resultados expressos em porcentagem de conformidade, análise multivariada pelo método de Ward e análise não hierárquica pelo método K-means. Foram avaliados dados de 58 amostras de hortaliças em conservas produzidas por 37 agroindústrias familiares rurais. Todas as amostras estavam dentro dos padrões microbiológicos para Salmonella sp. e Enterobacteriaceae, porém 13,8% (n=8) apresentaram resultados em desacordo com a legislação para bolores e leveduras. Em 12,1% (n=7) das amostras o pH estava acima do limite permitido na legislação. Todos os rótulos dos produtos apresentaram pelo menos uma não conformidade, contrariando a legislação sanitária. O percentual mínimo e máximo de conformidade foi de 23,1% e 94,3%, respectivamente, com média de 57,1%. As principais irregularidades foram relacionadas à rotulagem nutricional, glúten, rotulagem facultativa e apresentação e distribuição da informação obrigatória. Faz-se necessário o fortalecimento das ações de fiscalização e o desenvolvimento de projetos junto às agroindústrias familiares rurais, para a oferta de produtos com qualidade, regularização sanitária e seguros à saúde.

Priscila Endlich Lozer

Jackline Freitas Brilhante de São José