Defesa de dissertação – Roberto Júnio Gomes Silva

Prevalência de clusters de sintomas oncológicos e correlações com estado nutricional e a qualidade de vida de mulheres com câncer de mama hospitalizadas

Introdução: Mulheres com câncer de mama experimentam múltiplos sintomas que podem coocorrer simultaneamente durante o tratamento antineoplásico constituindo clusters. Objetivo: Analisar a prevalência dos clusters de sintomas oncológicos e correlacionar com o estado nutricional e qualidade de vida de mulheres com câncer de mama hospitalizadas. Métodos: Estudo observacional transversal, conduzido no Hospital Santa Rita de Cássia, referência em tratamento oncológico Espírito Santo. Foram incluídas mulheres com idade >18 anos; com diagnóstico anatomopatológico de câncer de mama em estágio I, II ou III; em quaisquer fases do tratamento antineoplásico e internadas no referido hospital. Para coleta de dados foram utilizados um questionário sociodemográfico e clínico; o Memorial Symptom Assessment Scale para detecção dos múltiplos sintomas em pacientes com câncer; e o EQ-5D-3L - instrumento genérico de medição da qualidade de vida. Para a avaliação do estado nutricional empregou-se métodos subjetivos e objetivos. O método subjetivo se deu por meio da Avaliação Subjetiva Global Produzida pelo Próprio Paciente e pelo Nutritional Risk Screening. Além disso, utilizamos a Razão Neutrófilo-Linfócito (RNL) e a Razão Plaquetas-Linfócito (RPL), para avaliação prognóstica. Análises descritivas, bivariadas e multivariadas foram conduzidas com alpha fixado em 5%. Resultados: Os sintomas oncológicos mais prevalentes foram respectivamente: dor (67%), fadiga (63%), preocupações (62%), e distúrbios do sono (57%), constituindo um cluster de sintoma neuropsicológico. Pacientes com câncer de mama não metastático apresentam múltiplos sintomas que se diferem de acordo com o estágio da doença e tendem a ocorrer em 4 clusters para o estágio I (isto é, os cluster de sintomas neuropsicológicos, gastrointestinais, neurocognitivos e psicológicos) e em 4 clusters para o estágio III (isto é, psiconeurocognitivo; gastrointestinal; relacionado a quimioterapia; neurocognitivo) com conformações distintas em termos de intensidade e severidade. O nosso estudo revelou um risco mais elevado para as participantes que foram incluídas na nossa pesquisa com valor médio de RNL e RPL altos, indicando baixa atividade antitumoral e pior prognóstico. O modelo de regressão logística binária demonstrou que houve uma associação significativa do marcador RNL e estado civil (OR= 3,1; IC95%= 1,06-8,57; p = 0,03) e em relação ao RPL, foi demonstrada uma tendência para maior chance em mulheres de raça/cor de pele negra terem o RPL aumentado em comparação com as mulheres brancas (OR=4,13; IC95%= 0,96-17,70; p= 0,05). Contudo, os marcadores inflamatórios (RNL e RPL) não apresentaram associação significativa com fatores nutricionais. O escore médio de qualidade de vida apresentado pelas pacientes foi de 71,53, indicando uma qualidade de vida autorrelatada como moderada no momento da coleta, porém, não houve correlações estatisticamente significantes dos marcadores inflamatórios (RNL e RPL) com a qualidade de vida dessas pacientes. Associações significativas foram encontradas entre risco nutricional com escolaridade (p=0,03) e IMC (p=0,01). A análise de regressão logística binária que revelou uma associação significativa entre a escolaridade e o risco nutricional, indicando que quanto menor a escolaridade, maior a probabilidade de risco nutricional (OR=4,59; IC95%=1,01-21,04; p=0.049). No entanto, em relação ao IMC, observou-se que um IMC acima de 20,5 apresentou uma maior chance de risco nutricional (OR=0.09; IC95%=0,01-0,89; p=0.039). Conclusão: Este estudo apresenta um perfil específico de mulheres com câncer de mama não metastático, com maior proporção para aquelas de idade avançada, baixo nível socioeconômico, com comportamentos de risco reduzidos em relação ao álcool e tabaco e com moderada qualidade de vida. Além disso, a maioria delas possui um estado nutricional inadequado, e predominantemente em excesso de peso. Os achados aqui evidenciados são relevantes para direcionar pesquisas futuras, introduzindo novos clusters por estadiamento tumoral para avaliações e intervenções personalizadas, considerando o estado nutricional como variável chave nesse processo.

Roberto Júnio Gomes Silva

Luís Carlos Lopes Júnior