Caracterização do mercado de alimentos orgânicos na Grande Vitória-ES

Nome: JHENIFER DE SOUZA COUTO OLIVEIRA
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 20/02/2020
Orientador:

Nome Papelordem decrescente
CAROLINA PERIM DE FARIA Co-orientador
JACKLINE FREITAS BRILHANTE DE SÃO JOSÉ Orientador

Banca:

Nome Papelordem decrescente
CAROLINA PERIM DE FARIA Coorientador
GERALDA GILLIAN SILVA SENA Examinador Externo
ÉRICA AGUIAR MORAES Examinador Interno
JACKLINE FREITAS BRILHANTE DE SÃO JOSÉ Orientador
HUDSARA APARECIDA DE ALMEIDA PAULA Suplente Externo

Páginas

Resumo: A ascensão do mercado orgânico de alimentos tem acontecido no mundo e também no Brasil, impulsionada pelo aumento da demanda dos consumidores, principalmente. Por isso, considera-se relevante o levantamento de informações sobre o mercado de alimentos orgânicos, pois podem ajudar na definição de estratégias de divulgação e expansão deste. Ressalta-se ainda que a investigação da influência de possíveis diferenças entre os preços dos alimentos orgânicos e convencionais pode permitir melhor entendimento do comportamento dos consumidores. Assim, com esse trabalho, objetivou-se caracterizar o mercado de alimentos orgânicos na região metropolitana de Vitória-ES. Para isso, foi realizada, durante o ano de 2019, uma pesquisa tipo corte transversal, descritiva e exploratória, com 50 produtores/comerciantes e 281 consumidores orgânicos capixabas, por meio da aplicação de questionários semiestruturados em feiras orgânicas, supermercados e locais de grande fluxo de pessoas. Realizou-se estatísticas descritivas com uso de valores percentuais e médias. Para avaliar as diferenças de proporções foi utilizado o teste Exato de Fisher. Após a identificação dos alimentos orgânicos mais consumidos pela população, pesquisou-se os preços destes e de seus convencionais correspondentes. A análise comparativa das médias de preços foi realizada por meio de teste de Kruskal-Wallis. Os dados revelaram que, em geral, os
produtores/comerciantes eram homens, brancos, casados e possuíam baixa renda e baixo nível de escolaridade. Produziam e comercializam alimentos
orgânicos motivados, principalmente, por questões de saúde e financeiras.
A falta de mão-de-obra e de apoio governamental/crédito foram as maiores
dificuldades à produção orgânica. Os consumidores, geralmente, eram
mulheres, brancos, casados e com alto nível de renda e de escolaridade.
Consumiam, principalmente, frutas e hortaliças orgânicas, motivados,
principalmente, por aspectos relacionados à saúde, mas fatores como pouco
acesso aos locais de venda e preço limitam o aumento do consumo. Os preços
médios, para a maioria dos gêneros alimentícios pesquisados, foram as dos
tipos convencionais vendidos em feiras livres. Os orgânicos comercializados
em mercados tiveram os preços mais caros. No geral, encontrou-se que os
preços dos orgânicos são maiores que os dos convencionais e diferenças
estatísticas significantes foram encontradas entre os preços da maioria dos
alimentos, o que pode impactar no valor final da compra dos consumidores.

Acesso ao documento

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910